sexta-feira, 12 de agosto de 2011

** PROJETO REVIVA O ÓLEO DA EMPRESA BREJEIRO **

Comunidade joaquinense, venho por meio deste promover um apelo à toda população de São joaquim da barra e região, para que nos conscientizemos da importância de um projeto como este da Empresa Brejeiro/Orlândia; Este projeto visa a reutilização dos óleos saturados (óleo de frituras velho), a fim de que não sejam despejados em ralos de pias de cozinha e por conseguinte não venham a poluir o solo e os nossos cursos de água, causando assim sérios danos ao meio ambiente.
Vamos colaborar pessoal, pois só temos a ganhar e não nos custará nada participar, a cada 4 litros de óleo velho engarrafado em garrafas pet de refrigerante, a Brejeiro troca por uma garrafinha de óleo novo. Pontos de troca: Supermercados credenciados e Escolas públicas credenciadas.
Para quem ainda não conhece o projeto, disponibilizei o link abaixo que descreve melhor todo o processo do projeto da Brejeiro, acessem pessoal, pois informação nunca é demais...  


Fonte: Site da Brejeiro

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=tPg7vikgRhc&feature=related

    Alunos do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade São Francisco, ensinando a fazer sabão caseiro utilizando óleo de cozinha velho...

    ResponderExcluir
  2. A reciclagem é um processo físico-mecânico que converte os materiais descartados (lixo ou matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Na reciclagem os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, antes feitos com matéria-prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.

    O Brasil é considerado um grande reciclador de alumínio, mas tem baixo reaproveitamento de outros materiais como vidro, plástico, latas de aço e pneus consumidos. Quanto ao papel, somente 37% do papel de escritório é reciclado e menos de 50% da produção nacional de papel ondulado ou papelão (720 mil toneladas) é reciclado (CEMPRE, 2005). Caso fossem recicladas todas as latas de aço consumidas no país, seria possível evitar a retirada de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano, trazendo uma economia de energia equivalente ao consumo de quatro bilhões de lâmpadas de 60 watts.

    Diversos materiais deixam de ser reciclados devido à falta de: informação em relação a possíveis tecnologias de reciclagem, mercado reciclador e consumidor, estímulo regional, rede logística que possibilite a reciclagem ou simplesmente um contato comercial que viabilize o processo.

    Fonte: www.sistemaciclo.com.br

    ResponderExcluir